segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Doutor, e a pressão?!

Eu fico me perguntando porque as pessoas se preocupam tanto com a pressão arterial. E o pior se preocupam da maneira errada.
Não me entendam mal, é um problema claro de saúde pública, visto que segundo publicações recentes pouco mais de 30% da população brasileira é hipertensa, mas as pessoas se acostumaram tanto a pensar em pressão alta que quase enlouquecem quando a pressão está acima de 12x8. Porque na cabeça delas o céu pode está caindo... Mas se minha pressão está 12x8 está tudo bem. Ah, minha glicemia (medida da concentração do açúcar no sangue) está 500 (normal para pessoas saudáveis até 99mg/dl), mas minha pressão está 12x8.

Um exemplo pitoresco dos inúmeros que eu encontrei nessa minha curtíssima jornada pelo ramo da saúde. Um senhor X, meu Deus, super gente-fina, com um problema de saúde gravíssimo e prognóstico reservado (maneira bonitinha dos médicos dizerem, prognóstico péssimo), internado, mais amarelo do que camisa 10 da seleção, parecia um potinho de ouro, nunca me perguntou nada sobre o estado dele ou se ele vai ficar bom e quando vai ter alta. Recebe-me sempre com o sorriso nos lábios e a única vez que abriu a boca para me perguntar algo foi: “E ai Doutor... a minha pressão está boa?”, eu fiquei indignado, porque por incrível que pareça naquele momento a única coisa boa que ele tinha era a pressão! E quando eu respondi: “Tá sim Sr X, sua pressão está ótima!...” ele me interrompeu “ Ah Dr, que bom né! Fico mais tranquilo!” e eu fiquei repassando mentalmente: “Sua pressão está boa, mas seu fígado virou uma pasta, seu rim está mais castigado que escravo rebelde, seu coração mais cansado que bóia-fria em final de expediente!Mas pode ficar tranqüilo que sua pressão está boa!”, tenho mais outros inúmeros casos que retratam essa situação, digamos... incomum.

A única explicação que eu encontrei na minha humilde e limitada imaginação para explicar tal fenômeno é que é muita informação de uma vez, ou talvez um meio de conforto. Porque é muito complicado se preocupar com a dieta que não é seguida, com os exercícios que não são feitos, com os remédios que não são tomados ou se são tomados não o são da maneira correta. Ou talvez seja culpa. Os mais engraçados são aqueles pacientes que já gravaram as respostas que eles têm que dar para não serem recriminados. Você pergunta:

“O senhor toma os remédios todos os dias? Como o senhor toma?”,Ai ele olha para você e responde, olhando para a receita: “Tomo todos os dias, pela manhã e pela noite, como o Sr mandou!”
“E a dieta? Como vai?”
Ai aquele Sr. De aproximadamente 150kg, te responde: “Claro que sim, não como sal nem gordura e ando pelo menos 50 min todos os dias e não sei como não emagreço!”
Ai você se pergunta... “Será que esse cidadão acha que eu sou idiota?!”

No fim, caros leitores... Acho que a receita é... Se quiser tranqüilizar alguém... Não importa o qual mal ele esteja, olhe nos olhos dele, faça cara de seguro e diga: “Sua pressão está ótima!”. 95% das vezes ele vai se deliciar com a resposta e você vai ser o ídolo dele. Nos outros 5%... Chame o MÉDICO!

Por Hades

3 comentários:

  1. não vou mentir, medir a pressão é divertido, remete-me aos desenhos animados, quando o médico apertava a bombinha e a cabeça do paciente ia inchando, inchando...

    massa o txto!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkk esse Luciano kkkkkkkk
    Gostei do texto!

    ResponderExcluir
  3. qume mandou querer ser médico? agora vai ter que cantar pra eles:

    "pressão, vou botar pressão mamãe.."

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails