segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Vampiros Traídos, Votos Válidos e Lobisomens

“Que pena... Eles eram um casal tão bonito”, foi o que uma gatinha que estava em minha frente no ônibus falou olhando para seu celular. Eu tentei olhar de relance, mas não consegui ver quem era. Deixei pra lá, devia ser um desses casais de famosos que vivem se separando...


Quando cheguei em casa me deparei com a noticia na TV: Kristen Stewart tinha traído Robert Pattinson com um cara casado. Para mim ,sinceramente, a noticia não afetou nenhum pouco meu dia, mas para os fãs de Crepúsculo foi o caos! Como o casal Parttison e Stewart (que são também um casal nos filmes) tinham brigado? O que seria do ultimo filme?

Até assisti umas cenas do primeiro filme, achei sem graça, contava a história de um vampiro teen que se apaixonava por uma humana. E essa humana ficava em dúvida em algum momento na história entre esse vampiro e o um lobisomem. Surgiram dois times entre os fãs, o Team Edward, que torcia para a mocinha ficar com o vampiro (Pattinson) e o Team Jacob ,que torcia pelo lobisomem. E aí cada um dizia que seu monstro era melhor, que era o mais bonito, que era o mais legal. Agora sinceramente não sei oque é pior. Ficar entre um Vampiro e um Lobisomem? Essa escolha tem que ser entre dois monstros mesmo?! Isso me lembra a época de eleições. Muitas vezes ficamos entre um candidato pior, um menos pior e um péssimo, qual vamos escolher? Até que nosso amigo com aquele tom revolucionário diz: “Eu vou votar nulo! Se 50% das pessoas votarem nulo, as eleições serão canceladas e uma nova é feita com novos candidatos!” Certamente, depois que ele pronunciar isso outra pessoa já iria retrucar dizendo que era melhor mesmo votar em Branco! E depois dessa confusão você estará que nem a personagem de Kirsten Stewart (Bella) mais uma vez em dúvida entre o Lobo e o Vampiro!

 Mas o que é Voto em Branco? E o que é voto nulo?
Voto Nulo 

Voto nulo acontece quando se digita em nossa urna digital o número de um candidato que não existe (Por exemplo, “00”), o que na antiga cédula de votação seria uma marcação não identificável, dessa forma o voto é anulado, ou seja, não entra na conta dos votos.

 Alguns dizem que votar nulo é uma forma de protesto, outros, uma forma de não participar da votação e outros acham que é uma falta de cidadania. Com isso, acaba sendo difícil de analisar oque cada um dos eleitores que votaram nulo quiseram dizer, pois no fim é um voto não valido e se transforma em uma estatística.

 Há mais ou menos 12 anos sugiram uma série de campanhas na internet (Principalmente no falecido Orkut) estimulando as pessoas a votarem nulo.

Segundo as pessoas que defendiam essa campanha, se houvessem mais de 50% dos votos nulos uma nova eleição seria feita com novos candidatos. Essa campanha fundamentava seu argumento na seguinte lei:

O Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/art. 224) diz que:
 “Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.”

Porém perceba uma coisa! Nessa lei é relatada Nulidade, que é um conceito diferente de Voto Nulo!

Nulidade do Voto

Nulidade não é o mesmo que voto nulo, Nulidade são votos invalidados por outros motivos (fraude) como, por exemplo, uso de cédulas falsas, votação fora do horário, defeitos eletrônicos na máquina, Votantes fantasmas etc. (olhe o Artigo 220 e 221 do link que coloquei no fim do texto)

Com isso, a antiga campanha não faz sentido, ela é fruto de uma confusão entre os termos “Nulidade” e “Voto Nulo”.

Voto em Branco

Voto em branco acontece quando se digita Branco na urna eletrônica, oque antigamente era representado por colocar na urna a ficha de voto sem marcar nenhum dos candidatos. E o que acontece com o voto em branco? Bem, ele é invalidado também como o voto nulo!

 O meu pai sempre me falava que o voto em branco ia para os candidatos com mais votos! E quando estava escrevendo esse texto resolvi perguntar para ele outra vez. Ele respondeu prontamente: “O voto em branco vai pra legenda!” e eu perguntei: “o que é legenda?” e ele respondeu “O Partido que têm mais cadeiras, mais candidatos”. Mas, isso não está na lei. Isso na verdade reflete uma prática errada: Antigamente quando se votava em branco tinha que colocar na urna a ficha em branco não é mesmo? E se o contador dos votos discretamente usasse uma caneta e preenchesse um dos candidatos? Bem é daí que vem essa ideia de que voto em branco vai para o candidato com mais votos!

E Aí?

Então agora estamos que nem Bella do Filme Crepúsculo. E aí? É vampiro ou Lobisomem?
 A lei Nº 9.504 (30 Set de 1997) afirma que os votos nulos e em branco são apenas registrados para fins estatísticos. São votos inválidos (não vão pra ninguém) e na prática não tem distinção entre si.

Agora existe um detalhe importante que queria ressaltar, que é oque muitos defendem. Os votos nulos e em branco ajudam os Candidatos com mais votos a vencer no primeiro turno!!! Mas, como assim? Eu acabei dizer que os votos são inválidos e não vão pra ninguém!
 Calma, calma, vou explicar. Para os que não sabem uma eleição vai para o segundo turno quando os votos do candidato na frente não atingir 50% dos votos validos. Então vamos para a matemática!

 Imagine os seguintes cenários:
 Cenário 1

Temos 100 votantes, dois candidatos (“A” e “B”) e os 100 votos são válidos. Com isso se “A” tem 51 votos não há 2º Turno!

Cenário 2

Temos os mesmos 100 Votantes, dois candidatos (“A” e “B”) e 80 votos são válidos (ou seja 20% foram brancos ou nulos). Com isso o cenário mudou, agora pra “A” ganhar logo no 1º turno basta ter 41 votos! E não mais 50!

Com isso, um número maior de votos inválidos (Brancos ou Nulos) diminui o numero de votos necessários para um candidato ganhar no 1º Turno. E todos nós sabemos que o 2º turno é mais um momento de discursão politica ajudando as pessoas a pensarem mais sobre seus votos.

 Mas então qual o Valor do Voto Nulo, do Voto em Branco e do voto Valido?

Se você está satisfeito com algum candidato é bem logico: Vote Nele! Porém, a dúvida surge quando não estamos satisfeitos com os candidatos apresentados, e aí? Podemos fazer o Voto de Protesto! Mas, oque é voto de protesto? Bem, essa pergunta vou deixar para o próximo texto. E não se esqueçam: votem em nulo, votem em Branco, escolham um(a) namorado(a) Vampiro(a) ou um(a) Lobisomem, mas só tomem cuidado para não serem traídos!













Código Eleitoral:
http://www.dji.com.br/leis_ordinarias/1965-004735-ce/codigo_eleitoral.htm
(Atenção para os artigos 219 a 224)

 E Uma Dica Para os Fãs de Crepúsculo:
http://www.imdb.com/title/tt0110148/

 Por Tico Ponto

3 comentários:

  1. anulando ou não a eleição, meu repudio pelo sistema capitalista/democrático representativo/neoliberal é representado pelo meu VOTO NULO, que seria expressado mesmo que não houvesse a anacrônica lei de obrigatorieadade de voto.

    ResponderExcluir
  2. oque ninguém divulga é isso aqui:

    http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/400535_455287864516610_1422695860_n.jpg

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails