domingo, 3 de outubro de 2010

Povo?Que Povo é esse?!

Porque os ônibus demoram mais quando estamos apressados? Era o que eu me perguntava enquanto esperava um ônibus na frente do TCA (Teatro Castro Alves).E Quando o maledito apontou na esquina foi uma maratona, rapidamente o Sr.Simpático que estava do meu lado se transformou em uma fera!O homem empurrou um guri que estava em sua frente e saltou em direção a porta do ônibus que ainda nem tinha parado. Eu observei de longe,queria preservar minha vida...


Depois da maratona para entrar no ônibus , me sentei,tinha um lugar vazio!!!(Que milagre!!!)Depois que estava aconchegado mergulhei nos meus pensamentos para passar o tempo...Quando ônibus passou do lado de uma construção antiga ,um homem que antes conversava baixo,começou a falar alto: “É um absurdo!!!Como pode manter essas construções velhas aqui em Salvador?!Tem gente morrendo!!!Uma dessas caiu outro dia!Essas coisas velhas estão matando gente!Olha a China!Olha pá tu ver!Lá não tem nenhuma construção velha!!!Tudo que era velho lá foi substituído por prédios luxuosos!!!Agora aqui não!!!Gosta de preservar coisas velhas!O povo também deixa né?!”

Pelo visto o homem desconhecia que a China era um lugar onde as pessoas gostavam de preservar os monumentos antigos, certamente ele queria falar do mal estado de conservação das nossas construções. Bem até aí tudo bem, mas o homem foi passeando de assunto em assunto até chegar ao mais polêmico (Empatado com Futebol e Religião): A Política.
“Aí, tá chegando a época das eleições e aí? Mas,também o povo vota errado!Nem sabe em que estão votando!Povo burro!”O homem disse enfurecido.Não liguei para o fato dele não saber sobre a China,mas o que me chamou a atenção é que ele falava do povo como se ele não fizesse parte do Povo .Mas que Povo é esse?

Não é só esse homem que fala do Povo e não se inclui, nós temos essa maldita mania também. Quer que eu prove?Quantas vezes você já escreveu uma redação na escola ou disse assim: “... o povo precisa se conscientizar...” ou “o Povo sofre de mazelas”

Quando entramos em política é que o Povo aparece mesmo!Quantas vezes você ouviu um discurso político que dizia :” vamos melhorar as condições de vida do Povo” (Será que esse era o Povo mesmo? Ou o povo Lá da casa do político?)?

Porque então que temos essa mania de não nos incluir como Povo?E porque sempre o Povo é o pior, o errado, o burro e o lerdo?Será uma proteção contra nossos próprios erros? Se fizermos algo errado o erro é do Povo e se acertamos o acerto é individual e o povo que errou. Percebeu?No fim o Povo sempre erra!

Na verdade existiu uma situação em que quase todo mundo era Povo que aconteceu há um tempinho atrás... A Copa Do Mundo! Todo mundo era Povo Brasileiro!Bastava vestir a camisa do Brasil que eu era Povo!Podia não ter dinheiro para comer no dia de amanhã, mas eu era Povo!E foi nesse momento que a Seca do nordeste acabou, a pobreza sumiu ,a violência ninguém viu!Todos os problemas acabaram... e A eleição?! Ahhh Vai ser esse ano?!Esquece!!!

Tudo estava bem, até um cartão vermelho aparecer, o gol ser feito e... O final vocês já sabem...
Aí a seca do nordeste ressurgiu,a pobreza voltou , violência apareceu e as eleições,as eleições? É esse ano mesmo?!


Por Tico Nascimento

4 comentários:

  1. taxto bastante sagaz! infelizmente, Tico, todas as suas denuncias só correspondem a mais pura verdade. E nós, povo, somos os culpados sim! Por deixar tudo para amanhã.

    ResponderExcluir
  2. A-DO-REI!!!!! VC TEM TODA A RAZÃO

    ResponderExcluir
  3. geralmente eu não me incluo no povo mesmo, não da minha espécie, não me sinto bem,sabe? afinal, eu sou lula!

    zuera!

    falando sério agora.
    ta massa o texto.

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bom! Parabéns!
    Esse povo tá laxkado msmo!hauahuahaua
    Di

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails